Os nativos consideram o tabaco uma planta sagrada. Ele é colocado dentro do cachimbo e é utilizado em rituais como uma forma de oração.
Outra maneira de utilização do tabaco é para criar o sentimento de união e harmonia em uma reunião de pessoas.
Os nativos utilizam o cachimbo sagrado para enviar preces, manifestar sua gratidão ao Grande Espírito e para simbolizar a Paz entre todas as Nações, tribos e clãs.
O fornilho do cachimbo representa o aspecto feminino de todas as coisas vivas e o tubo é o símbolo do aspecto masculino em todas as formas de vida.
O simples ato de colocar o tubo no fornilho simboliza a união, criação e fertilidade.
Quando o cachimbo está abastecido com tabaco, cada pitada é abençoada.
Quando colocamos o tabaco no cachimbo sagrado, estamos utilizando-o como um elo de comunicação para o céu, para o mundo onde todos os nossos ancestrais passaram antes de nós. Quando a fumaça sobe, ela leva nossas orações até o Grande Espírito e a todos os nossos ancestrais que passaram para o “outro lado” antes de nós.
No início do ritual do cachimbo sagrado, fazemos uma saudação para lembrar as mentes da importância de estarmos ali com uma elevada intenção.
Sempre elevamos o cachimbo para o CÉU em reverência e agradecimento. E depois, revestidos de todo o respeito, entoamos uma oração, que pode variar de acordo com a tradição do local que é feito.
Muitos anciãos dizem que em tradições antigas, segurava-se o tabaco na mão esquerda para fazer uma oração de agradecimento, pois este é o lado mais perto do seu coração. (chacra cardíaco)
A cada pipada de tabaco se está honrando o que os nativos chamam de Todas As Nossas Relações ( Mitakuye Oyassim ) , que são todas as manifestações da vida da Criação, seres elementais, animais, insetos, peixes, pedras, plantas, ancestrais, e etc.
O ritual do Cachimbo Sagrado é realizado para um contato mais profundo e intenso com o Mundo Espiritual, para elevação de preces, mantras e rezas, sempre no propósito de elevar sentimentos de muita gratidão, respeito e amor ao Grande Espírito.